Ebooks

Fritz Müller 200 Anos – Legado que ultrapassa fronteiras 

Edição revisada e ampliada do E-book “FRITZ MÜLLER 200 ANOS: legado que ultrapassa fronteiras”, agora com treze abordagens de especialistas brasileiros, sobre sua vida e obra.

Fritz Müller 200 Anos

Coletânea de textos sobre o legado de Fritz Müller, decorrentes de seminários virtuais, onde estudiosos, pesquisadores e professores das áreas das ciências naturais, arte, educação e patrimônio cultural, do estado de Santa Catarina e do País, gentilmente compartilharam seus saberes.

Fritz Müller A Genialidade Venceu a Floresta

FRITZ MÜLLER
a genialidade venceu a floresta

Encarte da exposição de parte da correspondência de Fritz Müller com cientistas europeus do século XIX.

Fritz Müller Obras, cartas e vida. Vol 1

Fritz Müller: obras, cartas e vida – vol.1

Atlas contendo 330 Figuras detalhadas e descritivas de animais e plantas produzidas por Fritz Müller em Santa Catarina.

Notas de um naturalista

Notas de um naturalista do sul do Brasil: Fritz Müller

história da ciência e contribuições para a biologia

Construção biográfica do naturalista Fritz Müller, abrangendo aspectos de sua vida e obra, apresentados pelo olhar de Flávia Pacheco Alves de Souza, bióloga, professora do ensino fundamental, aproximando as fronteiras entre a História da Ciência e da Educação. O título do livro é uma homenagem à amizade entre Fritz Müller e Charles Darwin.

DEAR MR. CHARLES DARWIN ... DEAR MR. FRITZ MÜLLER
DEAR MR. CHARLES DARWIN … DEAR MR. FRITZ MÜLLER

Da correspondência entre o evolucionista e o naturalista indícios para caracterizar a escrita na ciência e no ensino de ciências

Artigo que busca caracterizar os papeis da escrita na produção e divulgação do conhecimento científico, a partir de uma análise da interlocução, por correspondência, entre Charles Darwin e Fritz Müller e, com isso, identificar indícios para problematizar o seu exercício nas aulas de Ciências na escola.

Daniela Tomio (FURB) e Suzani Casiani (UFSC)

Für Darwin, Fritz Müller
FÜR DARWIN, Fritz Müller

Publicado na Alemanha em 1864 ou Para Darwin na tradução literal, foi o livro resultante de pesquisas inéditas e contributivas a favor da teoria da Evolução realizadas por Fritz Müller sobre crustáceos em Desterro (atual Florianópolis) após ter lido em 1861, a versão em alemão da obra A Origem das Espécies de Charles Darwin. Este livro recebeu também tradução para o russo (1865), inglês (1869) e para o francês (1882-1883)

Facts and arguments, FM
FACTS AND ARGUMENTS FOR DARWIN, Fritz Müller

É a tradução para a língua inglesa de Für Darwin providenciada pelo próprio Charles Darwin que de imediato reconheceu o inestimável valor científico dos resultados e observações ali relatadas por Fritz Müller. A tradução contém alguns acréscimos da obra original, fruto do respeito, da amizade e correspondência que se estabeleceu entre esses dois gigantes da ciência do século XIX.

FM termitólogo - Blumenau em cadernos
FRITZ MÜLLER. PRIMEIRO TERMITÓLOGO DO BRASIL, por Luiz Roberto Fontes

Publicado na Revista Blumenau em adernos, artigo do entomólogo Luiz Roberto Fontes apresenta mais um aspecto da genialidade de Fritz Müller, sua pesquisa com cupins brasileiros, o que o tornou o 1º termitólogo do Brasil.