Conheça um pouco mais sobre fritz müller e seu legado
30 Jun 2020 |14:00 – 16:00
Abertura com proposta do curso. Na sequência prof. Luiz Roberto Fontes apresenta quem foi Fritz Müller, o qual edificou uma notável obra científica, ao estudar a fauna de invertebrados e a flora catarinenses. Foi talvez o mais expressivo dentre os naturalistas no Brasil do século XIX e um dos maiores de todo o mundo. A seguir o prof. Ildeu de Castro Moreira destaca a relevância de Fritz Müller e a Divulgação Científica da Seleção Natural. A importância de Fritz Müller para a ciência mundial é inquestionável embora, infelizmente, sua obra e a relevância dela sejam pouco conhecidas no Brasil. Nesta apresentação trata de um aspecto novo, sobre uma ação de Fritz Müller na divulgação científica da nova teoria da evolução por meio da seleção natural.
07 Jul 2020 |14:00 – 16:00
Utilizando informações contidas na correspondência pessoal de Fritz Müller, a Profª Ana Maria Moraes constrói seu olhar histórico, contextualizando-o como “Homem Oitocentista”, demonstrando seu perfil humanístico frente às questões religiosas, políticas e sociais. Fica explícito em suas cartas, os conflitos vivenciados pelos sujeitos de sua época. Demonstra como a correspondência em questão também se apresenta excelente como material didático para compreensão daquele momento de quebras de paradigmas advindos da relação Homem x Ciência.
14 Jul 2020 |14:00 – 16:00
Prof. Luiz Roberto Fontes demonstra por que Fritz Müller é considerado um dos maiores naturalistas do século XIX. Fritz foi pioneiro ao testar, em campo e no laboratório, com crustáceos marinhos do litoral catarinense, a teoria evolutiva de Charles Darwin, contribuindo fortemente para a consolidação dessa matéria, que é pilar da Biologia. Darwin, com quem ele se correspondeu por 17 anos, apelidou-o de “Príncipe dos Observadores” da natureza.
Também neste episódio, o prof. Klaus Hartfelder apresenta o trabalho de Fritz Müller com os insetos sociais. Diferente dos entomólogos que percorreram o Brasil, coletando besouros grandes e borboletas coloridas, Fritz Müller saiu para campo de machado, abrindo ninhos de cupins, de formigas e de insetos sociais, pois esses, de acordo com Darwin eram um verdadeiro desafio para a sua Teoria de Seleção Natural. Neste webinar, será dado destaque às importantes descrições de Fritz Müller sobre a organização social desses grupos de animais que são fatores dominantes em termos de biomassa em quase todos os ecossistemas terrestres.
21 Jul 2020 |14:00 – 16:00
Neste episódio, prof Alberto Lindner destaca o trabalho realizado por Fritz Müller quando foi professor do Liceu Provincial em Desterro (atual Florianópolis). Nesse período estudou e descreveu diversas espécies de animais marinhos, como medusas e crustáceos. Também foi nesse período que Müller leu A Origem das Espécies, de Darwin, e escreveu seu único livro, Für Darwin, com base em seus estudos com animais marinhos.
Apesar da intensa correspondência que Fritz Müller manteve com Charles Darwin e outros cientistas, prof. Luiz Roberto Fontes, destaca que a produção de Fritz Müller é expressiva e são muitos os trabalhos de grande valor científico, seja pelas descobertas e interpretações relatadas, ou pelo pioneirismo do estudo em nosso país. O conjunto de sua produção permite afirmar que Fritz Müller foi um grande zoólogo de invertebrados e grande botânico.
28 Jul 2020 |14:00 – 16:00
Neste webinar prof. Lauro Bacca demonstra como o legado de Fritz Müller permite-nos ter, a par de importantíssimas contribuições para a Ciência, uma clara ideia do ambiente natural do Vale do Itajaí, litoral e parte do planalto catarinense. Sua obra é fundamental quando tentamos procurar entender as alterações ambientais cometidas a partir da colonização até os dias atuais.
Seguindo a perspectiva do olhar ambientalista, prof. Alberto Lindner apresenta alguns aspectos da conservação marinha em Santa Catarina, incluindo a criação de Unidades de Conservação que mantém preservada uma parte da vida marinha estudada por Fritz Müller na região de Florianópolis e entorno, e que pode ser observada e estudada por alunos e professores.
04 Ago 2020 |14:00 – 16:00
Profª Maria Cristina Tonussi apresenta como Ciência e arte dialogam, colaborando uma com a outra na construção do conhecimento. Fritz Müller desponta nesse contexto para Santa Catarina com uma visão muito à frente de seu tempo fazendo uso de ciência e arte nas suas pesquisas e poemas infantis nos quais descreve a mata atlântica e suas interações ecológicas.
Já o prof Mario Steindel destaca a participação determinante de Frtiz Müller na criação do embrião do ensino de Ciências no Liceu Provincial de Desterro (Florianópolis/SC) – o primeiro colégio secundário público laico propriamente dito. Nele o professor Fritz Müller, introduzia pela primeira vez, no currículo escolar as Ciências Naturais (Zoologia, Botânica e Química), como tentativa de abrir espaço para os conhecimentos científicos emergentes da época.
04 Ago 2020 |14:00 – 16:00
Neste último episódio da série, o legado de Fritz Müller e sua importância para a memória catarinense e brasileira, são aqui tomados como eixos mobilizadores para a construção de novos saberes. Assim, a museóloga Dolores Tomaselli apresenta como a Educação Patrimonial, com seu caráter transdisciplinar, permite ser aplicado como método em todas as disciplinas, sendo mais uma opção de enriquecimento no processo de ensino e aprendizagem.
Para finalizar, a profª Maria da Glória Weissheimer apresenta a proposta de ação através da webquest Fritz Müller, o Príncipe dos Observadores da Natureza, onde os conteúdos abordados nos webinars anteriores, são tomados como pontos de motivação para a proposição de soluções criativas na transformação da realidade.
mullerfritz200@gmail.com
© todos os direitos reservados 2021