Numa iniciativa da historiadora da ciência, antropóloga, socióloga alemã Sandra Rebok, foi editado em espanhol pela Universidad Press de Granada a obra de Fritz Müller escrita em defesa das teorias evolucionistas de Charles Darwin, FÜR DARWIN –  “En apoio de Darwin”, trabalho conjunto dela com o tradutor Javier Sánchez Arjona Voser.  Esta obra já foi traduzida para o português e a versão mais acreditada é de Luiz Roberto Fontes e Stefano Hagen. 

Luiz Roberto Fontes é membro ativo do Grupo Desterro Fritz Müller Darwin e vem contribuindo largamente na difusão de informações sobre a vida e a obra do cientista que estamos homenageando.  Após contatos feitos pelo Professor Mário Steindel, coordenador cientifico deste Grupo, com a Dra. Sandra e com o Dr. Luiz Roberto Fontes, ficou ajustada a realização de uma live abordando justamente o quanto significou para a ciência (e para Darwin) a obra de Fritz Müller, em apoio às teorias sobre a evolução, de Charles Darwin. Como a Dra. Sandra afirma, “una defensa  temprana de la teoria evolucionista de Darwin”. 

A tradução de Fontes e Hagen está indo para a terceira edição revisada e ampliada, em vias de vir a público durante as comemorações dos 200 anos de Fritz Müller, pela Editora da UFSC, numa iniciativa deste Grupo, em março do próximo ano.  A edição espanhola rende homenagem ao singular apoiador de Darwin no Brasil, pouco reconhecido e no entanto, considerado como de inestimável valor, por seu rigoroso processo cientifico, no qual não permitiu outros fatores influenciando no processo.  Para ela, importa também conhecer a pessoa que está atrás do processo, sua vida, sua personalidade, seus motivos, suas convicções. Fascina a ela perceber que Fritz Müller participou e estimulou uma rede de correspondências com todos os mais eminentes naturalistas de sua época, no mundo todo, num exemplo de funcionamento em rede no avanço da ciência.  

Quanto a ela convém também registrar seu importante foco de estudos e difusão sobre a vida e a obra de Alexander von Humboldt, uma figura chave para a ciência colaborativa e aberta, portanto, para este tipo de estudo internacional e interdisciplinar da globalização do conhecimento. Dra. Sandra tem obras em alemão, espanhol, inglês e francês, com palestras e conferencias em 21 países na Europa, América do Norte e do Sul, África e Austrália. Importa para ela a intersecção de cultura e sociedade locais e o desenvolvimento das ciências. “Eu acredito apaixonadamente na importância de conectar a pesquisa acadêmica com os interesses e necessidades da sociedade”. (Ver seu Intagram – Vislumbre da História das Idéias – Glimpses into Historia of Ideas).

                                                                                                                                                          Quanto a Luiz Roberto Fontes, é graduado em Biologia e Médico pela USP, de São Paulo. Doutor em Ciências e Mestre em Biologia. Atua na Equipe de Perícia no Instituto Médico Legal de São Paulo.  Como naturalista dedica-se a História da Ciência, com ênfase no resgate da memória de Fritz Müller. Um ativista da preservação da natureza, da ecologia, da cultura, sempre pronto a compartilhar com todos seus vastos conhecimentos.  Produz artigos, participa de palestras educacionais, atua em biologia de vanguarda e como profissional médico. 

Nosso esforço ao juntar estes importantes estudiosos visa tornar Fritz Müller mais conhecido, avaliando a importância de suas contribuições à ciência, ao conhecimento e a quebra de paradigmas estabelecidos. Buscamos criar a oportunidade de ouvirmos opiniões de valor e mérito reconhecidos.  Com certeza poderão nos responder porque a figura humana de Fritz Müller fascina tantas pessoas mundo afora, porque é tão respeitado e cultuado.

De maneira geral pouco se sabe sobre ele, o que tem nos recomendado o esforço que fazemos, para torná-lo conhecido.  Para torná-lo um personagem de nossa história, catarinense e brasileira.  Gostaríamos mesmo que todos tivessem sobre ele a mesma opinião que tinha Charles Darwin, que tem a Dra. Sandra Rebok e Luiz Roberto Fontes, dentre tantos outros. Um personagem notável, que aqui em Santa Catarina, colocou sozinho, Desterro e Blumenau como um dos quatro polos mundiais onde se discutia as revolucionárias teorias da evolução das espécies, na segunda metade do século IXX. Teorias que mudaram os conceitos vigentes e a compreensão científica em escala mundial.  Estão todos convidados para esta live, dia 01 de Dezembro, as 19,00 horas, pelo link  meet.google.com/hox-xypb-bib

Grupo Desterro Fritz Müller / Charles Darwin 200 anos

Grupo Desterro Fritz Müller / Charles Darwin 200 anos