Não tem sido muito divulgado que no dia 11 de novembro próximo fazem 200 anos que nasceu FIÓDOR DOSTOIEVSKI, considerado por muitos como um dos maiores escritores de todos os tempos. Além de escritor, foi um pensador e filósofo humanista e autor de obras primas como Os Irmãos Karamázov, Crime e Castigo, Casa dos Mortos, O Grande Inquisidor. Em 1957 Luchino Visconti lançou um de seus mais sensíveis filmes, Noites Brancas, baseado numa obra dele. Os de nossa época terão gostado muito deste filme. Ao lado de Lev Tolstoi, Nikolai Gogol, Anton Tchekhov, Ivan Turguênief, Aleksandr Pushkin Vladimir Nabokov, Alexander Soljenitsin, Mikhail Lérmontov, Svetlana Aleksievitch fazem a glória da literatura russa e universal. Tal como na Rússia e no mundo que lê, alguma lembrança poderia ocorrer aqui também em homenagem à memória de Dostoievski.                                                                                              

Pois bem, vejamos como as autoridades educacionais russas resolveram apresentá-lo às crianças dos tempos atuais: pedem a elas para escreverem cartas como ele escreveu as cartas à sua mãe, aos doze anos, com penas de ganso. Pedem que brinquem com os mesmos brinquedos que ele brincava quando era uma criança. Simples não é? Não lhes empurraram celulares de última geração, teorias educacionais sofisticadas, historinhas ridículas de pandorgas coloridas que mais ofendem as crianças que as cativam, posto que são crianças sim, mas não desprovidas de inteligência e senso de avaliação capaz de distinguir os adultos que não têm noção.                                                                                                                                                      

E sabem, nossos caros leitores o resultado que obtiveram as educadoras russas? Repercussão mundial para a iniciativa, encanto e aplausos. Nas bibliotecas públicas onde as TVs tomaram imagens destas ações postas em prática, nas prateleiras estavam as obras do genial escritor esperando que jovens, futuros leitores, comecem a procurar conhecê-las. Terão estes futuros leitores tudo a aprender com ele, sobre a natureza humana, seu lado luminoso e seu lado escuro, e sobre a alma russa, que é a sua própria alma.

Claro que esta iniciativa nos anima aqui, quando propomos homenagear outro genial personagem de nossa história, ainda tão pouco conhecido, que é FRITZ MÜLLER. Particularmente nos anima identificar iniciativas muito parecidas com as nossas aqui, no ambiente do ensino básico nas fases iniciais, proposto pelo Estado, pelos Municípios e pela rede privada. Faz dois anos que levamos adiante um esforço concentrado para que a Secretaria de Estado da Educação adote iniciativas que introduzam na cultura educacional temas relevantes quanto aos principais formadores da identidade catarinense. Muito lastimável que isto ainda não aconteça de forma sistemática em nenhuma das esferas educacionais.  Em 2020, o Deputado Vicente Caropreso fez aprovar uma Indicação ao Governo do Estado para que determinasse providências à Secretaria de Estado da Educação visando tal objetivo, a partir da vida e da obra de Fritz Müller, naturalmente pelos 200 anos de seu nascimento, que se virá a comemorar em 2022. De forma não sistematizada neste ano se deu ênfase a aspectos da vida de Anita Garibaldi, na rede escolar, pelos seus 200 anos de nascimento.

No dia 26 último o Grupo Desterro Fritz Müller/Charles Darwin 200 anos esteve com o Deputado Caropreso em visita ao Sr. Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Mauro de Nadal, para consolidar homenagens daquela Casa Legislativa a Fritz Müller. Além de ingressarem no corpo dos apoiadores de iniciativas culturais relevantes que serão realizadas em 2022, a TVAL vem dando cobertura de comunicação do Legislativo aos movimentos comemorativos. Na ocasião procuramos sensibilizar o Chefe do Poder Legislativo para esta iniciativa do Deputado Caropreso, tão singularmente importante, que é a de incluir sistematicamente na cultura escolar dados sobre a vida e a obra dos mais importantes personagens formadores da identidade catarinense. Claro que chamamos a atenção para a abrangência deste objetivo, pois não se trata somente de personagens de grande vulto, mas também dos personagens regionais, responsáveis pela história e pelos valores locais. Foi então lembrado como desconhecemos os personagens da história do Contestado, por exemplo.  Quem fundou Chapecó? A história da ocupação dos campos de cima da serra, de Lages, São Joaquim, de Canoinhas, Mafra, Criciúma, Itajai, e por aí vai. Quem alterou para melhor a Educação, a Arte, a Música, a Política, a Agricultura, a Produção Industrial, Literária, Poética, na História, a pesquisa de vanguarda na Biologia, Entomologia, Arquitetura, Pesca, Rodovias, Integração de Gêneros, contribuições africanas e indígenas, neste Estado?  Se nós adultos pouco sabemos, imagine as crianças que seguirão nada sabendo deste lado da história do Estado onde nasceram e vivem.

O que nos encantou na iniciativa russa foi o método, que lembrou muito o proposto por este Grupo. Propomos utilizar como indutor da atenção sobre Fritz Müller pelos alunos das escolas, a utilização de uma pequena obra de literatura infanto-juvenil, que conta de forma ilustrada uma das principais pesquisas cientificas do naturalista, na qual ele descobriu que plantas e animais aprenderam, por assim dizer, a interagir, de formas que ambas ganharam vantagens na escala evolutiva. Formigas e a Embaúba. Maria Cristina Tonussi, a autora desta obra, estuda fazem longos anos a comunicação para crianças, pesquisou formas e formas de despertar nelas a atenção e a motivá-las em curiosidade e encanto perante os temas. Tem uma extensa obra justamente relacionada a Fritz Müller. Então que estamos esperando a aprovação da Secretaria da Educação para uma experiência piloto com Professores e com Alunos. Os Professores já receberam em 2020 uma capacitação e agora estamos sugerindo alargar as iniciativas, incluindo a motivação direta das crianças, para que venham a receber dos Professores notícias sobre Fritz Müller já o conhecendo. Haverá nisto um tripé bem moderno: a) ensino de forma lúdica, porém com conteúdo informacional; b) uso do livro tradicional como veículo indutor do conhecimento; c) e em paralelo uso ampliado da comunicação on-line como ferramenta adicional ao ensino presencial. Tudo num único pacote e com inteira supervisão da melhor equipe brasileira em Fritz Müller e em respeito à educação para jovens. A aprovação obtida unanimemente na capacitação dos Professores em 2020, tanto deles como dos demais participantes, nas sete webinares, nos recomendou prosseguirmos. Assim, com a palavra a Secretaria de Estado da Educação. Sejamos mais ousados que os russos. O futuro nos agradecerá.

Marcondes Marchetti

Marcondes Marchetti

Coordenador do Grupo Desterro Fritz Müller/
Charles Darwin 200 anos