Este Grupo, que desde 2019 procura tornar Fritz Müller conhecido, busca sobretudo a inserção do tema em projetos educacionais voltados à Rede Básica Primária e Secundária de ensino no Estado.  Acreditamos que devemos introduzir biografias dos formadores da identidade catarinense na Cultura Escolar. Partimos da constatação flagrante que na gestão educacional em Santa Catarina não há preocupação em questionar porque ignoramos os vultos formadores de nossa identidade nas nossas escolas. Ao nosso lado outros Estados cultivam seus vultos formadores, estudam suas vidas e suas obras, tornam eloquentes seus méritos e tem orgulho de poder contar com exemplos edificantes de vidas ilustres em seu passado. E não só cultivam a memória de personagens, como também os usos e os costumes identitários de valor. Não o fazem como atributos alimentadores de xenofobia, mas compreendendo-se como produto de uma história singular, de soma de todos os seus formadores, com seus valores éticos, morais, econômicos, científicos, educacionais, artísticos, etno-culturais enfim.

Cultura Educacional aqui não vincula ao conceito estrito de Cultura e sim no aparato curricular educacional, temático, dos cursos, das exposições, dos concursos e mesmo dos trabalhos delegados aos estudantes que constituem o ambiente cultural e educacional, extra ou intra-curricular.

Tal carência encontramos reconhecida num excelente corpo técnico da Secretaria da Educação do Estado, quando buscamos em 2020, apoio para introduzir informações básicas sobre Fritz Müller para os alunos da rede pública, considerando a inclusão da Educação nas comemorações dos 200 anos do seu nascimento em 31.03.2022. Tínhamos e temos que aspectos festivos nestas comemorações são parte da cena, mas que é necessário construir algo duradouro que resulte no efetivo conhecimento e na incorporação educacional de dados sobre este singular personagem que tanto distinguiu a então Província de Santa Catarina, a Ciência e os costumes da Política, da Cultura, da Educação e da convivência social.  E não só dele, mas também a adoção de um processo que resultasse na assunção de um Programa de Introdução formal por parte da Secretaria da Educação do Estado, do estudo da vida e das obras dos mais importantes formadores da Identidade Catarinense.  Todos se ressentem desta falta e nós assumimos fazer parte do processo de pressão na direção deste objetivo.

Em 2020 inauguramos o processo com uma série de Conferências Educacionais voltadas aos Professores da rede de ensino, sete ao todo, obtendo ampla receptividade, quer técnica, quer dos Professores. Tudo de forma voluntária, pioneira, sem custos para o Estado. Estes webinares resultaram num e-book disponível em nosso site, para consulta aberta. Ver https://fritzmuller200anos.com.br/

Foram concebidos durante o período de congelamento generalizado de ações abertas ditadas pela pandemia, quando a Educação adotou a forma online, com as dificuldades inerentes ao uso desta alternativa, geralmente mal compreendida e com pouca experiência prática confirmatória de seu papel de coadjuvante do ensino presencial. E além do mais com inexistentes experiências que buscassem tornar a educação à distância atraente para os alunos. Atraente, tal como são concebidos os jogos, as historinhas infantis, os temas educacionais quando transformados em produtos de mercado.

Atuamos em parceria com a Secretaria da Educação com o claro desafio de conceber as conferências como produto à distância que fosse atraente, amigável, moderno, informativo, confiável, eminentemente educacional. No primeiro momento voltado para a Capacitação de Professores, como introdução a um segundo momento, quando juntaríamos Professores e Alunos. Tendo como alvo preferencial os alunos, tanto para introduzir dados e informações de e sobre Fritz Müller como para desenvolver métodos amigáveis, atraentes, sedutores que orientasse a Educação enquanto dever do Estado no COMO ENSINAR À DISTÂNCIA.                                                                                            

Não se trata de uma utopia, mas de quebrar uma barreira ainda não contornada, de como fazer o ensino algo desejável, bem recebido para os jovens nas escolas. Um desafio que é vivido em escala mundial. Com Educação ampla, de qualidade, moderna, os jovens podem aspirar oportunidades mais iguais no curso de suas vidas. Sabíamos que bons prédios escolares abrigam bem os Professores e os Alunos. SABEMOS QUE TORNAR O ENSINO E A EDUCAÇÃO ALGO ATRAENTE, SIMPÁTICO, DESEJÁVEL PELOS ALUNOS TORNA A CAMINHADA EDUCACIONAL MUITO MAIS EXITOSA.

Claro, nos preocupa não podermos prosseguir com a excelente parceria com a Secretaria da Educação neste Projeto. Não gostaríamos de somente participar de eventos festivos no ano que vem, ouvindo eloquências de ocasião. Algo mais concreto precisa ser realizado.  Por exemplo: introduzir na Cultura Escolar do Estado dados sobre as biografias dos mais importantes formadores de nossa identidade. E mais ainda, criar modelos amistosos com formas bem atraentes de educação à distancia, que ajudem os Professores a motivar os estudantes a compreender o valor do aprendizado, e a absorver os conteúdos que lhes serão úteis em suas vidas. Assim, sociedade e entes públicos podem cooperar para vários objetivos. Estamos esperando poder seguir cooperando com a Educação pública no Estado.

Se queres saber mais sobre Fritz Müller, sobre sua vida, suas pesquisas, seu inestimável valor para o avanço real da ciência, siga neste site.

Marcondes Marchetti

Marcondes Marchetti

Coordenador Geral do Grupo Desterro Fritz Müller / Charles Darwin 200 anos