Fritz Müller, o naturalista que em 2022 completaria 200 anos e que, trabalhando em Florianópolis, contribuiu com a Teoria de Evolução de Charles Darwin, bem poderia ser o pai da Ecologia.

Em artigo publicado na Revista Vetores e Pragas (2021) e também disponível na íntegra em https://archive.org/details/fritz-mueller-patrono-da-ecologia-2021, o biólogo Luiz Roberto Fontes faz esta afirmação baseada numa análise aprofundada das pesquisas do naturalista e levando em conta que Ecologia é o ramo da ciência que estuda as interações das populações de organismos, entre si e com o ambiente.

Acontece que Fritz Muller em 1879 publicou um artigo no periódico alemão Kosmos falando de um estudo seu que é um exemplo notável de mimetismo em borboletas. O artigo é resultado das pesquisas realizadas em Santa Catarina e nele o naturalista apresenta o fenômeno que, mais tarde e em sua homenagem, seria conhecido por mimetismo mülleriano: duas espécies de borboletas se assemelham e ambas são impalatáveis de comer pelo predador por causa de seu sabor desagradável, sendo, portanto, rejeitadas pelo predador.

A descrição deste tipo de mimetismo diferia dos estudos clássicos como do naturalista inglês Henry Walter Bates (1825-1892) que em 1862 analisou borboletas amazônicas, em que espécies palatáveis se assemelham a borboletas de sabor desagradável e, assim, não serão caçadas. As duas formas de mimetismo, o batesiano e o mülleriano, demonstram uma adaptação aperfeiçoada pelo mecanismo da seleção natural, e apoiam essa proposição do naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) para a sua Teoria da Evolução das Espécies.

Além disso a publicação de Fritz Müller também apresentava outras duas inovações. A primeira é a demonstração matemática da vantagem do novo tipo de mimetismo para a espécie com população menor, que sofre menor perda com o mimetismo. Isso é fenomenal pois “é o primeiro modelo matemático de dinâmica populacional, apresentado ao mundo”, destaca Fontes.

Luiz Roberto Fontes

Luiz Roberto Fontes

Biólogo, médico pela USP e Dr. em Zoologia