Conheça um pouco mais sobre Fritz Müller e quem é o grupo Desterro Fritz Müller

Ciclo de Comemorações

Desde 2019, instituições públicas e privadas vem se reunindo para organizar as comemorações que marquem os 200 anos de nascimento de Fritz Müller, no âmbito local, estadual e nacional. Na medida em que as principais pesquisas científicas e a atividade como professor de Fritz Müller se deram na antiga Desterro, hoje Florianópolis, parte das comemorações serão centralizadas na capital do Estado, já que em Blumenau, onde viveu a maior parte de sua vida, Fritz Müller já vem sendo homenageado desde sua morte em 1897. As instituições que vinham se reunindo regularmente antes da pandemia de Covid-19, e cujo trabalho prossegue são as seguintes, em Florianópolis: Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, UFSC, Instituto Carl Hoepcke (que sedia as reuniões do  grupo), Fundação Catarinense de Cultura, Fundação Franklin Cascaes, FAPESC, IMA, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Conselho Estadual de Cultura, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, Cocreation Lab, Consulado da Inglaterra em Florianópolis, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Museu Histórico de Santa Catarina e em Blumenau: Instituto Histórico de Blumenau, Prefeitura Municipal de Blumenau, Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, Fundação de Cultura de Blumenau, Secretaria de Meio Ambiente, Museu Fritz Müller, Rotary Clube Fritz Müller, Instituto Fritz Müller, FURB e Consulado da Alemanha em Blumenau. Gradativamente outras instituições estão sendo convidadas e vem se agregando ao esforço comemorativo.

Fritz Müller

No século XIX uma figura distinguiu-se na Colônia Blumenau, o naturalista Fritz Müller, que em 1856 veio morar em Desterro, onde permaneceu por 11 anos como professor e como pesquisador da natureza. Em Desterro/Florianópolis-SC conheceu a obra A Origem das Espécies por meio de Seleção Natural que viria imortalizar outro cientista chamado Charles Darwin. Fritz Müller encantado com a nova teoria, aprofundou estudos e observações que já vinha fazendo, e que resultaram na publicação na Alemanha do livro chamado “Für Darwin” (Para Darwin) que trazia uma série de evidências muito bem fundamentadas dando suporte científico a nova teoria, que foram prontamente reconhecidas e aceitas por Darwin. Devido a notabilidade das informações ali contidas, Darwin solicitou à Müller permissão para tradução do livro para o inglês, com os custos pagos do próprio Darwin. Ambos, ao seu tempo, foram cientistas inovadores na vanguarda das pesquisas e do conhecimento que alteraram o rumo da ciência mundial sobre a natureza.

Nascido alemão, Fritz Müller optou por naturalizar-se e aqui viver e produzir, sendo, portanto, um brasileiro, que merece ter sua vida e sua obra relembrados, merecendo fazer parte efetiva da história de nosso estado. 

Em Desterro/Florianópolis onde viveu por 11 anos e fez estudos reveladores sobre a fauna de invertebrados marinhos que lhe deram projeção internacional, Fritz Müller era também conhecido entre os cientistas alemães como Müller-Desterro para distingui-lo de outros Müller cientistas da época visto que este sobrenome era muito comum na Alemanha. Em reconhecimento a sua grande contribuição científica em favor da teoria da Evolução de Darwin, decidiu-se centralizar em Florianópolis os esforços comemorativos do bicentenário de seu nascimento.